Dublin é um lugar fantástico para se comprar acessórios, qualidade e variedade por aqui são excelentes, tem até mesmo lojas voltadas para públicos de outros países, Africa, Asia, etc... mais ou menos como os restaurantes, todos os estilos, gostos, tendências e culturas, mas em geral, os lads ( meninos) aqui, sempre tendem para outfits ( roupas, visual) despretensiosos, escolhendo aquele detalhe, seja no sapato, seja no scarff que faz toda a diferença. muitas vezes se tem a impressão que descuidam de uma parte, para valorizar outra, um sapato caro, cuidados com o cabelo, outros conseguem acertar em cheio apresentando um equilibrio de um visual smart, neat, muito original por misturar elementos hodiernos e tradicionais, dando as ruas de Dublin essa moda tão unica, e é sobre esses elegantes rapazes irei comentar.
o conceito de smart por aqui é uma das coisas mais interessantes sobre a moda europeia, smart Segundo o dicionário significa, intelligence, acumen. algo no visual que dá esse ar de inteligencia no trajar, a definição serve tanto pra homem quanto pra mulher e as vezes uma peça pode acrescentar esse tal de smart no seu visual. por aqui se diz - como você parece smart hoje!- no começo é um pouco dificil entender e levamos muito literalmente o elogio ou observação.
eis aqui uma definição pra se ter uma ideia, tenha em mente as palavras grifadas para melhor montar o conceito;
Dress Smart - means dress conservatively.
Actually, business attire is exactly what they want to see - especially for the interview.
For Ladies: a conservative blouse and knee-length or longer skirt or dress you would be seen in a conservative church and sensible shoes.
For Gentlemen: Khaki trousers, sports jacket, button shirt, tie and oxfords or loafers. ( sapatos)
essa definição é para quem foi orientado a se vestir Smart para uma entrevista de emprego, todavia as ideias basicas do que é o visual Smart ai estão.
nota-se que o visual smart pode se inclinar para o modern dandy, outro conceito fortissimo na moda masculino, que seria basicamente acrescentar peças coloridas, ultra modernas com peças tradicionais, dando um excêntrico.
o dress smart, e o modern dandy são os estilos que mais aprecio, por isso não vou falar de outros estilos e o que eles incluem. epecialmente os acessórios.
o que se nota é que apenas um bom relógio de pulso e o ultimo celular com todos os gadgets possiveis, bastam. o importante em se trajar smart, é a certeza de que você tem bom gosto e a sua posição na vida lhe permite fazer escolhas inteligentes e de boa qualidade. óculos escuros e carteiras de couro são item muito desejaveis e exibidos.
Bolsas masculinas tambem compõem o visual, a cruzada no peito é muito popular. Na frança os homens ja estão adotando bolsas mais parecidas com as femininas, igualmente na itália, mas em dublin isso é impensável. Vai contra o bom senso saxão.
moda cada vez mais popular entre os europeus latinos
mas os Dubliners ainda não aderiram e preferem bolsas masculinas tradicionais
jaquets e blazers: outra categoria basica no visual smart, popular alternativa para o frio. Combina-se uma peça mais sofisticada de couro ou tweed, um par de jeans e sapatos informais, e temos um look mais dia a dia, perfeito para a primavera/outono.
jaqueta de tweed com cachecol tartan ( xadrez)
jaqueta navy com calça caqui
linda jaqueta sofisticada de couro com gravata de trico combinando com cardigan cinza
Com a primavera florescendo, estão começando a se deixar os scarfs, cachecois em casa. Os melhores definitivamente são os de pura lã, ou com diz o label, pure wool, durabilidade garantida.
As cores dos cachecois variam
muito, mas em geral é mesmo o preto, o cinza, o azul escuro e o
beige que tem preferência no guarda roupa masculino. O vinho e o
verde são usados com cuidado, pois o vinho pode parecer cores de uma
escola, o tom vinho é muito usado como uniformes escolares,
combinação de vinho e azul fica com cara de estudante, o verde por
ser a cor nacional tambem é usado com moderação.
herdado diretamente
da ocupação inglesa, os uniformes escolares, são aos olhos de um
novato em dublin, uma cena de filme. Os meninos desde cedo sabem dar
o nó da gravata, esta porta ou o brasão da instituição, ou as
cores. Todos os dias usam calçados formais, pretos, e devem manter
tudo organizado, sendo obrigado a usar o scarf (cachecol),
com os tons da escola ( razão pela qual costuram ou escrevem os
nomes próprios na etiqueta do cachecol, pois todos tem o exatamente
o mesmo modelo!)
tais meninos, sem o
saberem, parecem pequenos cavalheiros, uma cena admiravel é o time
de criquete, todos usando blusas listradas e carregando mochilas
esportivas. Herança da ocupação inglesa.
lindo cachecol vinho com terno cinza
O brogue, tradicional sapato irlandês, que tem a sua versão inglesa ( conhecido por Oxford) nunca saiu de moda, tendo sido reinventado, modernizado, migrou para o guarda roupa feminino e segue ainda como item fashion muito desejado, mais outra prova de que os irlandeses se orgulham desse carater rural não podendo escapar disso, não desprezando sua herança mas sempre trazendo devolta, modernizando, mas nunca o perdendo definitivamente.
um aspecto da moda masculina que mais encanta, os brogues, ( Brog significa sapato em gaelico) são em geral caros, existem versões populares, mas um original não sai barato e item pra quase toda a vida, sendo a durabilidade do couro e da sola inquestionável. as caracteristicas de um brogue são as perfurações decorativas, bodas visiveis, salto baixo e aspecto rudimentar, campestre.
Outro exemplo são
as boínas, items que podem ter saído diretamente do guarda roupa do
vovô, mas que são combinados com peças atuais, muitas vezes
propositalmente atuais em demasiado, (jeans coloridos, tênis) mas
entende-se que é uma combinação visando o choque de tendências,
um certo equilibrio, uma brincadeira, o não-muito moderno, mas
tambem não-muito antigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário